Festas de Vagos arrancam este sábado com animação.

2015-05-22 14:52

Categoria: 

Concelho: 

As Festas de Vagos, em Honra do Divino Espírito Santo e Santa Maria de Vagos, iniciam este sábado o programa de animação. A edição deste ano das Festas de Vagos conta com uma alteração de formato através da inclusão da Semana Cultural nas festividades. “Esta alteração tem como objetivos o reforço da mostra cultural, o aumento da notoriedade, o aumento do seu impacto na economia local e a conquista de novos públicos”, explica a autarquia.

O espaço onde irá decorrer este evento será o Jardim São Sebastião, em Vagos, junto aos Bombeiros. O recinto será composto por trinta e dois espaços de exposição dedicados ao artesanato, à cultura, à educação, entre outros. Terá um espaço dedicado à Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos, sete espaços gastronómicos dinamizados por associações locais, espaços de exposição dedicados aos Bombeiros de Vagos e ao Museu do Brincar e um espaço recreativo com insufláveis dedicado aos mais novos.

Destaque as atividades religiosas, nomeadamente, a Procissão do Divino Espírito Santo, que se realiza no domingo (24) às 17h30. No dia 25 de maio, o dia do Município, decorre, pelas 9h30, a tradicional Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Vagos, pelas 11h, a Missa Solene e, às 16h, a distribuição do Bodo.

Pelas 15h, o Salão Paroquial de Vagos recebe a cerimónia de entrega de medalhas e diplomas de mérito aos melhores alunos das escolas de Vagos e às IPSS’s. Esta cerimónia será presidida pelo Secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

Nesse mesmo dia, pelas 16h30, no Jardim São Sebastião, realiza-se um convívio entre a população, o grupo musical “Os Azeitonas” e a Banda Vaguense, em antecipação à atuação principal, deste grupo, pelas 22h30.