Festas de Estarreja apresentam Tiago Silva, Carlão, Marisa Liz e José Cid.

2023-05-29 13:56

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja em festa a partir de dia 2 de junho com o Mercado Antigo e espetáculos musicais com Tiago Silva (dia 3), Carlão (dia 9), Marisa Liz (dia 10) e José Cid (dia 11)

A cidade enfeita-se e prepara-se para festejar as tradições dos Santos Populares.

Festas de Santo António de Estarreja, com 10 dias de animação, onde cabem o mercado antigo, as marchas populares, as tasquinhas de gastronomia regional, o folclore, concertos com artistas nacionais e exposições.

Numa viagem às tradições e recriação do quotidiano do final do séc. XIX e início do séc. XX, a emblemática Praça Francisco Barbosa acolhe o Mercado Antigo (dias 2, 3 e 4 de junho), com mais de 70 espaços de venda, comes e bebes, produtos, animação e trajes adequados à época.

O concerto “Praça Filarmónica” dá a nota de abertura, no dia 2, reunindo no mesmo palco as bandas filarmónicas de Estarreja (Banda Club Pardilhoense, Banda Visconde de Salreu e Banda Bingre Canelense).

A noite de 3 de junho, sábado, será animada por Tiago Silva, finalista do programa The Voice Portugal 2020.

No domingo, dia 4, para além do já tradicional Desfile Etnográfico, às 10h30, as festas têm a honra de apresentar o espetáculo comunitário interassociativo “(A)BRAÇOS DA RIA”, com conceção e direção de Luís Fernandes, da Associação d’Orfeu, com a participação dos grupos de folclore do concelho: Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, Grupo Etnográfico "Danças D'Aldeia", Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã" e Rancho Folclórico "As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã".

O Parque do Antuã é o palco dos grandes concertos e das tasquinhas.

As Marchas Populares (12 junho) são um dos momentos mais aguardados dos festejos antoninos em Estarreja, fruto do bairrismo das forças vivas do município.

Um total de 7 grupos, somando mais de 7 centenas de marchantes, desfilam na véspera do feriado municipal inspirados em temas populares (Escola de Samba “Vai Quem Quer" – “Em Terras de Miranda quem dança é a Vai Quem Quer”; Associação Cultural e Recreativa “A Esteira de Veiros” – “Maria, A Ceboleira”; Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes – “Pela Ria a navegar”; Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro – “As Lavadeiras”; Fundação Cónego Filipe Figueiredo - "Tenho em mim todos os sonhos do mundo", Fernando Pessoa; Grupo de Samba “Os Morenos” – “As salinas de Aveiro”; Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense - "Bailaricos da Aldeia").

A semana é coroada com as celebrações religiosas e a Sessão Solene do Dia do Município (13 de junho), no Cine-Teatro Municipal, às 15h.