Festa da Botadela no Ecomuseu Marinha da Troncalhada (este sábado)

2020-07-17 17:39

Categoria: 

Concelho: 

Este sábado, dia 18 de julho, realiza-se a Festa da Botadela no Ecomuseu Marinha da Troncalhada, este ano com contornos ajustados às condicionantes da pandemia. A transmissão em direto do momento simbólico de início da Botadela através das redes sociais acontecerá pelas 11h00.

“A botadela” tratava-se de uma festa anual, de pura raiz aveirense.

"Depois de vários meses a preparar a marinha, limpando os lodos e as lamas acumuladas durante o inverno, reparando os muros e fazendo a cura dos solos, a Marinha está pronta para o início da produção de sal. As condições climatéricas são um dos fatores que definem o momento de “botar a salina a sal” e que explicam porque, este ano, a Botadela decorre apenas a meio de julho e não mais cedo".

A tradição e a história local mostram que a Botadela "é uma ocasião para reunir a comunidade marnoteira e festejar com a família e os amigos este momento especial que define o começo da recolha de sal, que se irá prolongar pelo verão. Detentores de um “saber-fazer” conquistado pela longa experiência, os marnotos são a expressão viva de um verdadeiro e singular património imaterial que não se quer perder".