Fernando Martins distinguido como patrono da Escola Básica 2,3 da Gafanha da Nazaré.

2022-07-27 08:03

Categoria: 

Concelho: 

Fernando Martins vai ser o patrono da Escola Básica 2,3 da Gafanha da Nazaré numa ação que pretende homenagear “os Ilustres” e enriquecer a Escola com um “exemplo incontornável da valorização das suas raízes”.

O Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Gafanha da Nazaré aprovou, por unanimidade, a proposta conjunta da Direção, Junta de Freguesia e de um grupo de docentes para atribuição do nome do antigo Professor como patrono da Escola Básica.

“Considerando que a atribuição do nome de um Patrono a uma escola constitui um ato identitário de forte expressão na própria organização escolar, a figura ora indicada, Professor Fernando Martins, é reconhecida pelos seus conterrâneos e concidadãos em diferentes áreas de participação”.

Ao longo da vida distinguiu-se pela formação de gerações de Gafanhões e durante a carreira viria a dedicar-se ao estudo das origens da freguesia e ao seu povoamento.

Trabalhou em jornais locais e da Diocese.

“Estamos perante uma individualidade que reforça o valor da identidade gafanhoa, preservando-a e desenvolvendo-a, um digno representante das suas raízes, um promotor de diálogos, um defensor da função sociocultural das coletividades e dos indivíduos. A sua participação ativa enobrece a essência do seu berço – Gafanha da Nazaré”, justifica o agrupamento.

A proposta segue para o Município que detém, atualmente, a posse do edifício para poder formalizar esta iniciativa.