Feira Vocacional instala-se no parque de Feiras de Aveiro.

2022-05-04 19:39

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro realiza esta semana a Feira Vocacional.

Evento na quinta e na sexta, dias 5 e 6 de maio, na 6ª edição da Feira Vocacional e Profissional 2022, sob o mote “À descoberta da minha vocação...”.

Certame no Parque de Exposições de Aveiro, nos dois dias, das 09h00 às 18h00, com apresentação de ofertas educativas, formativas e saídas profissionais, com o intuito de proporcionar aos alunos do 8.º ao 12.º ano, o acesso e contacto com diversas entidades do sistema educativo.

O objetivo é contribuir, desta forma, para a descoberta de vocações e escolhas profissionais dos alunos.

No programa destacam-se atividades variadas desde apresentações e workshops até roteiros de visita.

Este ano o evento volta a assumir o formato presencial, com uma área expositiva de 4000 m2 e com a participação de cerca de 60 entidades, desde o ensino básico, secundário e profissional, superior e politécnico, privado e público, bem como de entidades associativas e institucionais.

Integram, ainda, o programa de atividades os eventos finais de três concursos, no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City e do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA).

Esta quinta, das 09h30 às 11h40, evento final do concurso “Uma ideia, um Projeto, uma Ação”, no Auditório do Parque de Exposições de Aveiro.

Este concurso pretende incutir nas crianças e jovens dos estabelecimentos do Ensino Básico do Município, uma cultura de participação, iniciativa e responsabilidade, assumindo o docente como um agente de mudança, capaz de promover a melhoria de comportamento e atitude dos alunos.

A edição do ano letivo de 2021/2022 contou com o envolvimento de 14 escolas, 119 docentes e 2612 alunos.

Ao inicio da tarde, das 14h30 às 16h30, irá realizar-se o evento final do Concurso “Tech Lab”.

Este concurso integra a estratégia de implementação do Projeto “Tech Lab” que pretende incutir em jovens alunos do Ensino Secundário uma cultura de cocriação, resolução de problemas e partilha, através do desenvolvimento e apresentação de ideias/projetos tecnológicos e inovadores numa perspetiva de aprendizagem STEAM.

O Concurso contou com o envolvimento das 4 escolas secundárias de Aveiro, 8 docentes, e 44 alunos, estando representadas na Eliminatória Final 7 ideias.

No dia 6 de maio, das 14h30 às 16h40, evento final do concurso “A Tua Ideia Conta”, que tem como principal objetivo incutir nos jovens alunos uma cultura de participação, iniciativa e responsabilidade através do desenvolvimento e apresentação de ideias/projetos empreendedores.

Este concurso, no presente ano letivo, conta com envolvimento de 6 escolas, 35 docentes, e cerca de 450 alunos, sendo que estão a concurso, na eliminatória final, 12 ideias.