Feira do Ambiente de Anadia marcada para este fim-de-semana.

2022-05-28 09:39

Categoria: 

Concelho: 

A Feira do Ambiente de Anadia está de regresso, após dois anos de ausência, devido à pandemia da Covid-19. O certame vai decorrer, entre 3 e 5 de junho, no Parque Urbano da Cidade, numa organização da Câmara Municipal.

Ao longo de três dias, aquele espaço nobre da cidade, irá acolher diversas iniciativas, desde workshops, exposições, ateliers, demonstrações, vinhos biológicos, animação musical, atividades para crianças e outras ações de divulgação da atividade das entidades participantes, designadamente associações ligadas ao setor ambiental, estabelecimentos de ensino, viveiros, empresas e produtores biológicos, havendo também um espaço de restauração, onde serão servidos almoços e jantares biológicos.

A Feira do Ambiente conta este ano com algumas novidades, nomeadamente uma mostra de Cinema H2O, em parceria com o CineClub Bairrada e a Bambu Bicycles, um circuito de orientação, pelo Clube Saca Trilhos, e um Test Ride de bicicletas de bambu. Está ainda prevista uma tertúlia sobre a temática da Bicicleta. Durante o certame será ainda feita a apresentação pública da Calculadora da Pegada Ecológica para o Município de Anadia. A animação musical estará a cargo do Agrupamento de Escolas de Anadia.

No último dia, 5 de junho, durante a manhã, terá lugar a caminhada “Anadia + Verde”, em parceria com o Clube Saca Trilhos, numa extensão de nove quilómetros. A tarde é dedicada às crianças, no âmbito do Dia Internacional da Criança, com um conjunto de atividades para os mais novos.

Sensibilizar a comunidade para a necessidade de uma alteração de comportamentos em prol de um ambiente mais sustentável, é um dos objetivos do Município, que pretende, ainda, incentivar a adoção de modos de produção mais amigos do ambiente.

Promover a produção e o consumo de produtos biológicos, dando-os a conhecer e exortando a população a consumir alimentos e vinhos produzidos segundo métodos e técnicas que respeitam o meio ambiente é também um objetivo deste evento.

Serão três dias dedicados à promoção da cidadania e da qualidade de vida da comunidade, que irão ainda proporcionar bons momentos de confraternização. Na sexta-feira, 3 de junho, o certame poderá ser visitado das 09h00 às 22h00. No sábado, dia 4, entre as 10h00 e as 23h00; e no domingo, dia 5, das 8h30 às 19h00. As entradas são livres.