Feira da Saúde e da Família em Maio na Vista Alegre.

2023-04-28 15:12

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Feira da Saúde e da Família vai instalar-se na Vista Alegre em Maio para uma jornada dedicada à Comunidade.

Evento entre os dias 12 e 15 de maio para sensibilizar a população para os cuidados de saúde, a prevenção e a adoção de estilos de vida mais saudáveis.

Este ano, o certame tem lugar maioritariamente no Laboratório das Artes Teatro Vista Alegre, onde estarão presentes diversas entidades ligadas à área da Saúde com mostras de produtos, serviços e meios de diagnóstico gratuitos.

Os visitantes poderão realizar diversos rastreios, nomeadamente de insuficiência venosa, glicémia, alergias, pele, tensão arterial, acuidade visual, saúde oral, cardiovascular e auditivo, entre outros.

De entre as múltiplas ações, destaque para o dia 13 de maio, com o “Consultório da Pequenada”, dinamizado pela Unidade de Cuidados na Comunidade Laços Mar e Ria, e a “Farmácia de Brincar”, dinamizada pela Farmácia Santos, espaços que visam promover, de forma divertida, o contacto das crianças com a experiência em consulta médica e de enfermagem, desconstruindo com muita criatividade o medo que as crianças podem ter das consultas.

A sessão de Dádiva de Sangue está igualmente agendada para o dia 13, entre as 9h e as 13h, pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

A Academia Mini-rodas, da Ciclaveiro, terá o seu espaço ao ar livre para promover o uso da bicicleta junto das famílias.

No dia 14 de maio (domingo), a Feira da Saúde e da Família “desloca-se” à Escola Municipal de Educação Rodoviária, na Gafanha da Nazaré, para chamar as famílias a participar em atividades de prevenção rodoviária.

O Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Ílhavo marcará, pela primeira vez, presença no evento com a ação “A Felicidade começa com um nariz molhado e um rabo a abanar”, visando sensibilizar para a problemática do abandono, para a responsabilidade de ter um animal de estimação e incentivar a adoção.

No dia 15 de maio, o programa terá uma série de atividades especialmente dirigidas aos seniores, sendo de destacar a Conversa “O Riso e a Saúde” com a Enfermeira e Autora do Livro “A Última Solidão”, Carmen Garcia, mais conhecida nas redes sociais como “mãe imperfeita”.

Em paralelo, as entidades de saúde parceiras realizarão, durante a semana e gratuitamente, diversos rastreios, check-ups, entre outros, nas suas instalações.