Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas reúne AG em Oliveira de Azeméis.

2023-03-09 09:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Conselho Diretivo da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas quer alargar o debate sobre o futuro das instituições como forma de “criar uma identidade forte, coesa e afirmativa” e lança três ações nos próximos meses.

Depois da presença na BTL e de ter firmado acordo para sedear a instituição em Aveiro (na foto), a agenda prevê um mês de Março preenchido.

O primeiro momento será a Assembleia Geral, a realizar no próximo dia 17 do corrente mês de março, em Oliveira de Azeméis, para decidir algumas “linhas mestras”, da vida federativa.

Neste quadro, inscreve-se o levantamento da massa associativa, regularização de quotas e entrada de novas confrarias no movimento associativo da federação.

Segue-se no final do mês, o encontro de confrarias, a realizar nos próximos dias 31 de março, 1 e 2 de abril, no Terminal de Cruzeiros, de Leixões, em Matosinhos, com o propósito de dar voz às confrarias. Este encontro tem o alto patrocínio da Presidência da República.

O terceiro momento será o Dia Nacional da Gastronomia ao que tudo indica no final de Maio.

“Este é o momento e o tempo certo, para afirmarmos a nossa identidade cultural, os usos e costumes, as tradições. No fundo celebrar o folclore, no multiculturalismo regional, com a marca e o cunho, dos que acreditam e se queiram associar à celebração”, adianta o Conselho Diretivo da Federação que se prepara para instalar em Aveiro a sua sede nacional.

O Presidente do Conselho Diretivo, Alcides Nobrega, tem na sua equipa representantes de confrarias sedeadas na região de Aveiro.

Equipa que conta com António Cavaco, António Cabrita, Carlos Almeida, Dulcinea Sereno, Dalila Salvador e Sérgio Ribau Esteves.