Faleceu antigo comissário da PSP Francisco Bagina.

2017-11-24 07:57

Categoria: 

Concelho: 

Faleceu Francisco Bagina que durante vários anos foi o comissário da PSP em Aveiro. Morreu aos 60 anos, vítima de doença prolongada numa altura em que era inspetor nacional da PSP.

Foi comandante da esquadra de São João da Madeira e comandante distrital da PSP de 2001 a 2008, coordenou a investigação criminal a nível nacional e foi comandante no Comando Metropolitano do Porto.

Conhecido também pelo trabalho de investigação que desenvolvia era licenciado em Ciências Policiais, Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e participou em cursos de Direção e Estratégia Policial e Auditor de Defesa Nacional.

O corpo está na capela do Mártir São Sebastião, em Aveiro, e o funeral marcado para as 15h na Matriz de Esgueira.

A notícia foi recebida com consternação de uma figura marcante nos meios policiais e nos meios políticos. Alberto Souto, antigo presidente da Câmara de Aveiro, deu o seu testemunho numa relação de amizade e institucional.

“O Francisco Bagina era da minha colheita... Treinamos remo juntos, ele com muito mais resistência, claro, cruzei- me depois com ele, já fardado e comandante, comissário brilhante e respeitado por todos os colegas e entidades que admiravam as suas qualidades humanas e de chefia. Foi um profissional competentíssimo que muito serviu Aveiro. Íntegro e justo. Obrigado Francisco. Adeus amigo” escrever nas redes sociais.

foto: JN