Faleceu Alice Vaz antiga dirigente da associação Aquém Renasce.

2018-08-31 08:12

Categoria: 

Concelho: 

Faleceu Alice Vaz. A antiga dirigente da Associação Aquém Renasce já tinha deixado a instituição devido a questões de saúde. Fica como uma das dirigentes associativas mais ativas no concelho de Ílhavo, com ligações à Igreja, ao grupo de jovens A Tulha e às associações locais.

A criação de um centro de dia (em atividade) e o sonho de construir um lar no lugar da Gafanha de Aquém fica pela mobilização da sociedade civil e pelos contactos desenvolvidos com a autarquia para um projeto que ainda não viu a luz do dia à espera de linhas de financiamento.

A atual direção, liderada por Ricardo Ferreira, deu continuidade ao trabalho de Alice Vaz e estabeleceu com a Câmara de Ílhavo acordo para a permuta de terrenos com vista à edificação do novo Centro Escolar da Gafanha de Aquém, obra que está na fase final.

Esse terreno tinha sido doado pela autarquia em 2011 e pertencia à área da antiga carreira de tiro na Gafanha de Aquém.

O novo Centro Escolar da Gafanha de Aquém está a ser edificado em área que irá receber um Polidesportivo e o Lar de Idosos da associação.

Com esta operação, a autarquia ficou obrigada a ceder um lote à associação com a área aproximada de 5.000 m2 para que a Associação possa implementar o Lar de Idosos e Centro de Dia que constitui o seu principal objetivo social.

A Associação Aquém Renasce recebe também, em regime de comodato, as instalações do Jardim de Infância da atual EB1 da Gafanha de Aquém logo que esta seja desativada por forma a que a associação ali instale a sua sede social temporariamente e até que se encontre concluída a construção do edifício do Lar e Centro de Dia.

O funeral está marcado para este sábado, às 15h, na Matriz de Ílhavo.