Fábrica das Ideias mostra na sexta resultado de residência artística.

2017-06-20 14:45

Categoria: 

Concelho: 

Uma Orquestra Robótica, um “Ninho” para bebés e o IndieLisboa em Ílhavo são as propostas do 23 milhas para o próximo fim de semana.

No imaginário criado pela Sonoscopia para esta Orquestra Robótica Disfuncional, Phobos é sobretudo uma crítica social com muitas possibilidades sonoras. Numa lógica de criação coletiva que tem sido recorrente nos seus processos de criação, em Phobos, a Sonoscopia junta-se à compositora e artista sonora sueca Hanna Hartman na articulação de dois universos instrumentais.

Em residência artística, até sexta-feira, na Fábrica das Ideias da Gafanha da Nazaré, a Sonoscopia está a testar várias possibilidades musicais resultantes de interação entre instrumentos automáticos e instrumentos que dependem da intervenção humana, mas que produzem resultados variáveis dentro de limites previamente definidos.

O espetáculo pode ser acompanhado na sexta, 23, às 21h30, na Fábrica das Ideias.

Phobos é uma Orquestra Robótica Disfuncional, um conjunto de pequenos robots e dispositivos de geração automática de música que se agregam numa orquestra com defeitos, mutações genéticas e comportamentos errantes.

A Sonoscopia é uma associação de criação, produção e promoção de projetos artísticos e educativos centrados essencialmente na área da exploração e investigação sonora e do seu cruzamento com várias áreas artísticas, científicas e pedagógicas.

No domingo há espetáculo para Bebés com “Ninho” no Cais Criativo.

Encenado e interpretado por Sofia Vieira, “Ninhos” é um espetáculo para bebés que fala sobre os ninhos onde somos criados e de onde todos partimos, mais tarde ou mais cedo, seja para fazer novos amigos, descobrir cheiros diferentes, novos sons ou imagens.

“Ninhos” tem a primeira sessão às 10h30 e a segunda às 11h30 para crianças entre os 18 e os 36 meses, no Cais Criativo da Costa Nova.

O fim de semana promete uma extensão do IndieLisboa em Ílhavo.

O IndieLisboa é um festival de cinema internacional e generalista que, desde 2004 e durante 11 dias, oferece ao público a oportunidade única de ver filmes portugueses e estrangeiros de todos os géneros que não integram, na sua maioria, os circuitos comerciais de distribuição.

Na extensão do festival na Casa da Cultura de Ílhavo, de 25 a 27 de Junho, são exibidos, em quatro sessões, os filmes premiados da edição de 2017, que aconteceu de 3 a 14 de Maio, em Lisboa.

No domingo e na segunda-feira, à noite, são exibidas das longas-metragens vencedoras no festival e, na terça-feira à noite, são exibidas algumas curtas premiadas. Além disso, ao longo da extensão do festival são promovidas conversas com a organização.

Na segunda-feira à tarde, há ainda uma sessão do IndieJúnior, dedicada aos mais jovens. “Bicharocos e Companhia”, para crianças a partir dos três anos, apresenta uma programação que, pensando em toda a família, desafia crianças de diferentes idades para uma nova linguagem audiovisual, num conjunto de animações que abrem novas portas à fantasia dos mais pequenos. Cão, lobos ou passarinhos são algumas personagens que transformam o grande ecrã numa viagem de férias, o palco de um concerto ou uma visita a Marte.

O bilhete de ciclo custa cinco euros, cada sessão individual custa dois euros.