Fábrica da Ciência recebe mais uma edição de “Conversas por Tabela”.

2019-11-08 08:05

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica da Ciência recebe mais uma edição de “Conversas por Tabela” desta vez sobre o tema "A ópera e a Tabela Periódica".

Esta sexta, às 21h30, no auditório da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, vai decorrer a segunda sessão do ciclo “Conversas por Tabela”, inserido no âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica.

A conversa, conduzida por João Paulo André, docente da Escola de Ciências da Universidade do Minho, vai expor as ligações antigas existentes entre a química e a ópera.

Em mais de quatro séculos de existência, o repertório operático tem-se constituído maioritariamente como um repositório de histórias de amor, sedução, traição e vingança. Porém, os seus enredos contêm por vezes ideias, conceitos e mesmo personagens do domínio da ciência, ou que, pelo menos, nele são inspirados – com particular destaque no caso da química.

Dos elementos primordiais da cosmogonia à alquimia, e desta à química moderna e à fissão atómica, esta palestra com João Paulo André é uma celebração operática dos elementos químicos, dos seus descobridores e, claro, de Dimitri Mendeleev.

 O ciclo “Conversas por Tabela” é promovido pela Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, no âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica.

Em quatro conversas, sempre à sexta-feira, e num ambiente informal, os especialistas convidados abordam diversos aspetos da Tabela Periódica, uma das ferramentas mais importantes na história da ciência.