Fábrica da Ciência promove formação de professores sobre Alterações Climáticas.

2021-09-04 09:54

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Seminário de Inovação Docente sobre Alterações Climáticas ajuda a formar professores e a Fábrica da Ciência diz que se trata de uma aposta importante na qualificação de conhecimentos.

Trata-se de um encontro que decorre em Aveiro, até dia 7 de setembro, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, e que se destina a professores de diferentes níveis do ensino secundário e 3º CEB, oriundos de Portugal e Espanha.

Este evento tem como objetivo apresentar metodologias, ferramentas e estratégias, que permitam o desenvolvimento de projetos de divulgação da ciência e programas de inovação educacional numa abordagem STEAM, de forma a comunicar e consciencializar para as questões relacionadas com as alterações climáticas.

Pedro Pombo, diretor da Fábrica da Ciência, realça a importância deste programa e de programas que atraem docentes e criam uma corrente de literacia científica relevante para as escolas (com áudio)

O seminário decorre em formato híbrido e conta com 21 professores em contexto presencial, dos quais 9 espanhóis, 1 polaco e 11 portugueses do Agrupamento de Escolas de Aveiro, e outros 21 professores em formato online, oriundos de 6 países da América do Sul, designadamente Brasil, México, El Salvador, Panamá, Argentina e Perú.

O programa científico inclui um percurso pela Região de Aveiro, com saídas de campo na Costa Nova, Mira, Reserva Natural de São Jacinto e Salinas da Ria de Aveiro, visita ao Centro Municipal de Interpretação Ambiental, cursos avançados com investigadores da área ambiental e workshops STEAM.

Esta iniciativa está integrada no projeto europeu do programa Erasmus+ “e- InnoEduC02”, que pretende reforçar a capacidade das escolas para o ensino e formação na área das STEAM e da Educação Ambiental, de forma a proporcionar uma educação digital inclusiva através do modelo de e-learning STEAM-TIC, adaptando o ensino à distância às necessidades curriculares de experimentação científica.

O projeto “e-InnoEduCO2” resulta de um consórcio coordenado pelo Município de Outes, na Galiza, do qual fazem parte a Universidade de Santiago de Compostela, a Universidade de Aveiro, a Universidade de Iasi (Roménia), o Agrupamento de Escolas de Aveiro, o Liceu XXVI (Polónia) e o Centro de Supercomputação da Galiza.