Fábrica da Ciência celebra 15 anos com programa aberto à comunidade.

2019-06-30 09:44

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro comemora 15 anos com uma festa para toda a comunidade.

Esta segunda, dia 1 de julho, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro abre as portas a toda a comunidade para comemorar o seu 15º aniversário.

A partir das 16h30, haverá um programa gratuito de atividades para todas as idades, estando todos convidados a soprar as velas e brindar ao aniversário da Fábrica.

O evento vai contar com a presença de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro (UA), de Rosalia Vargas, presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, de Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro, e de Artur Silva, Vice-Reitor da UA.

Resultado de uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Agência Ciência Viva, e com o grande objetivo de divulgar a ciência e promover a cultura científica e tecnológica, a Fábrica já recebeu mais de meio milhão de visitantes nestes últimos 15 anos.

A sua programação inclui atividades diversificadas, em diferentes formatos, permitindo vários níveis de interação com públicos de todas as idades.

Pedro Pombo, diretor da Fábrica, lembra que por de trás de todo o trabalho realizado ao longo destes anos “está uma equipa de profissionais da divulgação científica e um grupo alargado de investigadores, bolseiros e professores da UA”.

O responsável lembra que “o envolvimento da UA garante à Fábrica rigor, inovação, qualidade, capacidade de resposta, especificidade, dinâmica e diversidade, em todos os seus conteúdos, dentro e fora de portas”.

Às 17h00 inauguração e visita guiada à exposição “Rádio con:vida“, às 18h30 inauguração da Exposição “Posters com Ciência“, às 19h00 há show de Ciência “Química por Tabela 2.0” e às 21h30 Café de Ciência “Programas de rádio da nossa vida” com João Chaves, João Paulo Diniz e José Moças.