Fábrica da Ciência acolhe evento sobre rastreio e deteção precoce do cancro hereditário.

2023-03-22 07:45

Categoria: 

Concelho: 

A Fábrica da Ciência acolhe mais um evento sobre rastreio e deteção precoce do cancro hereditário.

Iniciativa agendada para o próximo sábado, 25 de março, com organização conjunta do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro e da Fábrica Centro Ciência Viva.

É a terceira sessão do ciclo de conversas dedicadas ao cancro, desta vez sobre o rastreio oncológico e a deteção precoce do cancro hereditário.

O evento tem início às 15h00, na Fábrica Centro Ciência Viva. A entrada é livre.

Que programas de rastreio para a deteção precoce do cancro existem atualmente em Portugal e quais serão implementados no futuro? Quem pode ser convocado e que exames tem de realizar? Como é feito o rastreio dos indivíduos com suspeita de cancro hereditário? O que são os testes genéticos e quem deve realizá-los? Como apoiar e acompanhar as famílias com cancro hereditário?

Este é o mote para a terceira sessão do Ciclo de Conversas do projeto “Vamos aprender sobre Cancro”, em que será abordado o Programa Nacional de Rastreio Oncológico e a Deteção Precoce do Cancro Hereditário.

O painel de convidados inclui cientistas do IPATIMUP, do i3S e do Departamento de Ciências Médicas da Universidade de Aveiro, que desenvolvem investigação na área do cancro; representantes da Liga Portuguesa Contra o Cancro e também da Associação de Apoio a Portadores de Alterações nos Genes Relacionados com Cancro Hereditário (EVITA).