Exibição do filme “O Nosso Cônsul em Havana” abre temporada na Casa da Cultura de Ílhavo.

2021-01-07 07:38

Categoria: 

Concelho: 

A programação do 23 Milhas em 2021 começa com cinema na Casa da Cultura de Ílhavo.

Esta sexta-feira, a partir das 21:00, há cinema cm a exibição do filme “O Nosso Cônsul em Havana”, filme de Francisco Manso que estreou em novembro de 2020.

Ílhavo foi um das cidades por onde passaram as gravações.

Com Elmano Sancho como protagonista, o filme acompanha a chegada de Eça de Queirós a Havana, e a sua permanência no país, como diplomata, na sua primeira missão consular, de dezembro de 1872 a março de 1874, ajudando “a desvendar uma faceta menos conhecida de um dos maiores nomes da literatura portuguesa, a de defensor dos Direitos Humanos e exímio diplomata.

O filme chega às salas depois de a versão televisiva, com cerca de 10 horas de duração, se ter estreado em 2019 na RTP1, numa série de 13 episódios, tendo conseguido mobilizar mais de 300 mil espetadores por episódio.

O elenco conta com atores como António Capelo, Joaquim Nicolau, Luísa Cruz, João Lagarto, José Eduardo, Mafalda Banquart, Rodrigo Santos ou Pedro Frias.

As filmagens de “O Nosso Cônsul em Havana” decorreram sobretudo no segundo semestre de 2018, em locais e cenários portugueses, incluindo Ílhavo, Castelo de Vide, Alcácer do Sal, Portalegre, S. Pedro do Sul, Porto, Penafiel ou Funchal, além de Havana.

A sessão arranca às 21:00, na Casa da Cultura de Ílhavo. Os bilhetes custam 3,50€ e estão disponíveis nas bilheteiras físicas do 23 Milhas, em Ílhavo e na Gafanha da Nazaré, e online em ilhavo.bol.pt. Para os maiores de 65 anos, a entrada é gratuita.