Exercício testa meios de emergência no acesso ao complexo químico em Estarreja.

2015-11-10 14:54

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja testa, esta quinta, os meios operacionais de resposta a um acidente no transporte de matérias perigosas. Exercício previsto no Plano de Emergência Externo, um plano específico para ocorrências relacionadas com a indústria química. O simulacro prevê a ativação de vários agentes e organismos de Proteção Civil e entidades de apoio perante a simulação de um acidente que envolverá duas cisternas, um autocarro, uma viatura ligeira e várias vítimas.

Para este exercício de natureza “LiveEx”, caracterizado por “envolver meios reais” no terreno, “estarão empenhados 96 bombeiros (será montado um Posto de Comando Operacional), 48 veículos, 30 elementos do INEM, entre médicos, enfermeiros e outros técnicos, e um Posto Médico Avançado onde é feita a triagem e o socorro pré hospitalar”.

A Comissão Municipal de Proteção Civil estará reunida na Sala de Crise, que funcionará na Área Social e de Negócios do Eco Parque Empresarial. Presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, compete à CMPC determinar a ativação dos Planos de Emergência de Proteção Civil.

O exercício testa a comunicação e coordenação entre entidades simulando um cenário de acidente no transporte de mercadorias perigosas, provocando derrame de substância tóxica, benzeno. Este exercício vai decorrer no Eco Parque Empresarial de Estarreja, na Variante Norte/ EN 224, e vai mobilizar mais de 150 agentes e figurantes. 

Haverá corte de trânsito na variante Norte do Eco Parque Empresarial/ EN224 (via que liga a Variante Sul/ EM558/ Gândara de Pardilhó à Rotunda do Falcão na EN109). Outro corte é na Avenida Pacopar, a norte da entrada para a Air Liquide.

Exercício a partir das 9h30.