Exercício simulado forma escolas para resposta em caso de sismo.

2016-10-13 09:36

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Instituições e escolas do país participam, esta quinta, no evento “A terra treme”. Escolas de Ílhavo, Vagos e Aveiro vão estar envolvidas neste exercício. É mais uma edição com um exercício que procura orientar os cidadãos para os procedimentos a assumir em situação de sismo.

Este exercício de capacitação dos cidadãos para saberem agir antes, durante e depois de um sismo está marcado para esta manha, às 10h13, enquadrado no Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, este ano sob o tema “Live to Tell/Viver para Contar”.

A campanha de sensibilização deste ano vai ao encontro das metas definidas no Quadro de Sendai: diminuir as mortes, destruição e deslocamento das populações por causas devidas a desastres naturais.

No exercício as pessoas são aconselhadas a seguir um protocolo que passa por “Baixar o corpo sobre os joelhos”, “Proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos” e “Aguardar” até a terra parar de tremer.

O exercício A TERRA TREME tem a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo. Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas e no trabalho continuado mantido junto do Ministério da Educação, no contexto da Educação para o Risco.

foto: arquivo