Exercício Europeu de Proteção Civil condiciona acessos à Zona Industrial da Mota e Jardim Oudinot, nos dias 29 e 30 de maio.

2019-05-27 15:16

Categoria: 

Concelho: 

Exercício Europeu de Proteção Civil condiciona acessos à Zona Industrial da Mota e Jardim Oudinot, nos dias 29 e 30 de maio.

Nos dias 29 e 30 de maio, o Município de Ílhavo vai acolher o exercício europeu de Proteção Civil “CASCADE’19”, o maior de sempre em território nacional, que abrange 60 cenários extremos, envolvendo 20 localidades dos distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, e irá mobilizar mais de 600 operacionais, de entre os quais equipas de 5 países europeus: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.

O exercício visa treinar a resposta internacional na sequência do acionamento do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e, simultaneamente, a resposta nacional a emergências de elevada complexidade, identificando quer boas práticas, quer falhas e constrangimentos, e melhorar, aos diversos níveis, os processos de gestão das emergências.

No Município de Ílhavo, os cenários previstos vão simular, no dia 29 de maio, condições meteorológicas adversas, um acidente rodoviário envolvendo um veículo ligeiro e dois pesados de mercadorias destinados a transporte de matérias perigosas, na rotunda central da EM 527 (via de acesso à Zona Industrial da Mota).

No dia 30 de maio, o exercício projeta um derrame químico no Terminal de Granéis Líquidos e no Terminal Norte do Porto de Aveiro, e uma tempestade na Ria de Aveiro, na zona do Jardim Oudinot (Gafanha da Nazaré).

Ainda na quinta-feira, 30 de maio, o Navio-Museu Santo André estará encerrado ao público, por razões de segurança.

Os simulacros vão mobilizar cerca de 150 “figurantes”, as forças de Proteção Civil do Município (Câmara Municipal, Bombeiros Voluntários de Ílhavo, GNR) e os serviços de Proteção e Segurança do Porto de Aveiro.

A autarquia de Ílhavo já deixou apelo à população para que mantenha a calma face às movimentações que irão ser desencadeadas, bem como à compreensão para os constrangimentos, nomeadamente de mobilidade e de circulação que possam surgir na via de acesso à Zona Industrial da Mota, entre as 10h00 e as 19h00 do dia 29 de maio, e na zona envolvente ao Porto de Aveiro e ao Jardim Oudinot, entre as 9h00 e as 18h00 do dia 30 de maio.

Durante a realização do evento e sempre que tal se mostre necessário, a Câmara Municipal de Ílhavo emitirá informação complementar através da página de Facebook e do site.