'Exercício Europeu “CASCADE’19”' foi apresentado hoje em Ílhavo.

2019-04-23 16:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Ílhavo recebeu hoje a apresentação do 'Exercício Europeu “CASCADE’19”'.

Trata-se de um Exercício Europeu de Proteção Civil que ser realizará de 28 de Maio a 1 de Junho e é considerado "o maior de sempre" em território nacional.

Organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, com a colaboração da Direção-Geral da Autoridade Marítima e co-financiado pela União Europeia, irá mobilizar mais de 600 operacionais, de entre os quais equipas de 5 países europeus: Alemanha, Bélgica, Croácia, Espanha e França.

O exercício decorre nos Distritos de Aveiro, Évora, Lisboa e Setúbal, em cerca de 20 localidades e abrangendo mais de 60 cenários distintos, explicou Patricia Gaspar, 2.ª Comandante Nacional da Protecção Civil. (com áudio)

Patricia Gaspar reforçou a oportunidade e a importância deste exercício. (com áudio)

Condições meteorológicas adversas, como precipitação muito intensa no Distrito de Aveiro, e um evento sísmico que afeta os Distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, desencadeiam uma série de ocorrências em cascata, como cheias, poluição marítima, ruturas de barragens, acidentes químicos, colapso de estruturas, acidentes ferroviários e rodoviários, e incêndios urbanos, cujas consequências são danos materiais avultados e um número significativo de vítimas mortais.

O Auditório do Museu Marítimo de Ílhavo recebeu hoje a Conferência Final de Planeamento, com a participação de dezenas de entidades nacionais e das equipas estrangeiras, seguida de visita a alguns dos cenários do Distrito de Aveiro.

Em Ílhavo, o Presidente da Câmara, Fernando Caçoilo garantiu apoio total a esta acção de grande dimensão. (com áudio)