Estudantes da Faculdade de Medicina da UP promovem ação de medicina comunitária em Albergaria.

2015-09-10 09:58

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Albergaria-a-Velha, em colaboração com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP), Departamento de Ação Comunitária, vai levar a cabo a ação de medicina comunitária “Medicina Vai…” em três dias de atividades em várias IPSS, Juntas de Freguesia e equipamentos municipais.

Com esta iniciativa, que vai percorrer as seis freguesias do Concelho, o Município pretende possibilitar a participação de estudantes de Medicina em ações de sensibilização e promoção da saúde junto da população em zonas periféricas, promovendo a proximidade entre as escolas médicas e a comunidade.

Ao longo dos três dias, serão desenvolvidas quatro ações, tendo em conta as várias faixas etárias. Para os mais novos, os estudantes de Medicina vão dinamizar o “Mini Hospital dos Pequeninos”, em que as crianças podem levar o seu boneco favorito para uma consulta e descobrir que não é preciso ter medo da “bata branca”.

Para além das IPSS com valência de infância, esta ação será também organizada na Biblioteca Municipal, na manhã de 12 de setembro. Os jovens poderão conhecer mais sobre doenças sexualmente transmissíveis e métodos contracetivos na ação sobre Saúde Reprodutora, desenvolvida em colaboração com a Abraço.

A juntar a estas ações para públicos específicos, o projeto “Medicina Vai…” inclui Rastreios Cardiovasculares (glicémia e tensão arterial) dirigidos à população em geral. Nas Juntas de Freguesia e IPSS aderentes, será possível fazer a medição da glicemia e da tensão arterial, bem como receber informação prática sobre as melhores formas para cuidar do coração e da saúde como um todo.