Estudante da UA na Campanha das Nações Unidas para salvar espécies migratórias.

2022-04-01 10:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estudante da UA na Campanha das Nações Unidas para salvar espécies migratórias.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente lançou uma campanha para a necessidade de salvar as espécies migratórias, incluindo um vídeo no qual Hugo Ferreira participa.

O aluno do Programa Doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais dedica-se ao estudo dos processos que influenciam a dinâmica populacional do Colhereiro-europeu.

No vídeo Hugo apela à inclusão da voz dos jovens nos processos e decisões que afetam as suas vidas e o futuro do planeta.

As aves migratórias têm um papel fundamental no equilíbrio e na manutenção dos ecossistemas, providenciando-nos vários serviços como a polinização, alimentação, controlo de pragas e muitos benefícios económicos.

A perda de espécies acontece a um ritmo vertiginoso. Se nada for feito de maneira a inverter a tendência atual, um milhão de espécies poderá extinguir-se num futuro próximo.

A convenção para a conservação de espécies selvagens migratórias tem encetado várias soluções práticas, no sentido de proteger espécies ameaçadas, e evitar a morte ilegal de muitos outros indivíduos.

Sensibilizar os jovens para a conservação das espécies é um dos objetivos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Hugo Ferreira reforça que é necessário dar voz aos jovens, bem como os instrumentos necessários, não só para que as suas vozes sejam escutadas, mas também para que possam agir em conformidade.

“Where is Spoony?” é um projeto de Ciência Cidadã, criado por Hugo Ferreira, que apela à identificação de colhereiros.

Tem como objetivo envolver a comunidade na análise de uma grande quantidade de fotos da colónia de colhereiros e na identificação de todos indivíduos marcados.

O trabalho de Hugo Ferreira é desenvolvido no Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da UA e no Tour du Valat, instituto de investigação francês dedicado à conservação das zonas húmidas do mediterrâneo, e tem por objetivo estudar os processos que influenciam a dinâmica populacional do Colhereiro-europeu (Platalea leucorodia).

O Colhereiro-europeu é uma ave migratória de grande porte, presente em países como Portugal, Espanha, França, Holanda e Bélgica, podendo migrar no Outono para o sul da Península Ibérica a, África do Norte, Oriental ou Ocidental. Encontra-se classificada como espécie vulnerável, enfrentando diversas ameaças relacionadas com a inacessibilidade ou falta de locais de nidificação devido à destruição do habitat, predação e perturbação humana direta.

Desde 2008, que o Tour du Valat encontra-se a monitorizar a população de colhereiros no sul de França, marcando-os e acompanhando as suas diversas trajetórias.

Where is Spoony? pretende agora descobrir quais os colhereiros que regressam a casa e dão à luz uma nova geração desta fantástica ave aquática, e, para tal, colocou câmaras que fotografam a cada 10 minutos, gerando uma quantidade extraordinária de informação que precisa de ser analisada.

“Precisamos da ajuda de todos para encontrarmos os nossos colhereiros. Isto permite que os possamos estudar de uma forma mais aprofundada e delinear medidas adequadas à sua proteção. Infelizmente, muitas das nossas fotos não têm boa qualidade e o código de quatro letras é pequeno e borratado, o que dificulta a identificação de uma forma automática. Com a ajuda de todos podemos processar as imagens muito mais rapidamente e compreender de que forma os colhereiros lidam com as estratégias de invernagem ao longo de várias rotas migratórias, que podem ter importantes aplicações políticas para a proteção de zonas húmidas e conservação de aves aquáticas”, esclarece Hugo Ferreira.

 

 

Texto e foto: UA