'Estratégia Nacional do Mar 2020-2030', debatida no PCI na presença da Ministra do Mar.

2019-07-16 10:49

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Esta terça-feira estão a realizar-se em Ílhavo dois workshops focalizados na elaboração da 'Estratégia Nacional do Mar 2020-2030'.

Sob a presidência da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, as sessões contam ainda com a presença do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.

A sétima edição do evento incidirá sobre a área temática 'Pesca e Transformação do Pescado' e a 'Aquicultura e Segurança Alimentar'. Ambas decorrerão no Parque da Ciência e Inovação (PCI).

Ana Paula Vitorino disse na sessão de abertura da conferência que este tipo de acções "que se multiplicam em todo o país, são importantes". "Temos uma estratégia suportada nas grandes linhas de pensamento, a nível mundial. Estas reuniões abordam temas variados. Estamos aqui para aprender com todos", vincou. (com áudio)

A governante fala em "apostar no conhecimento para que se possam aplicar soluções sustentáveis a vários níveis", reforçando a ideia do "contínuo crescimento da economia do mar". (com áudio)

Fernando Caçoilo, Presidente da Câmara de Ílhavo, reforçou o determinante 'papel' da economia do mar para a região e para o país. (com áudio)

Na sessão de boas-vindas ao Município, Fernando Caçoilo, focou a importância que a economia do mar tem para Portugal e, muito em particular, para Ílhavo, bem como a necessidade do país voltar a “olhar para o mar” como um desígnio nacional, como um fator de crescimento económico, que permita potenciar um desenvolvimento sustentado.

Para além da vertente económica, da investigação, das pescas, do turismo, do ambiente, o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, deixou ainda um desafio à Ministra do Mar, ao Governo e aos vários agentes relacionados com a questão marítima, "o país tem que voltar a ter uma aposta clara e significativa na indústria naval, tal como o teve em tempos idos e que foi a verdadeira alavanca da economia do mar, garantido a sua sustentabilidade. Não faz sentido haver uma economia do mar sem navios".