Estrada do esteiro da Medela e via na zona antiga de Ílhavo com intervenções adjudicadas.

2016-10-20 09:41

Categoria: 

Concelho: 

O Executivo Municipal de Ílhavo adjudicou a obra de Requalificação da Estrada do Esteiro da Medela, na Coutada, à empresa Paviazeméis. Investe 104 mil euros na melhoria da ligação entre Ílhavo e Aveiro. O Município, agora liderado por Ribau Esteves terá de pagar 17 mil euros pela sua comparticipação na empreitada.

“Com a execução desta obra a Câmara Municipal de Ílhavo pretende proceder à requalificação de um troço de estrada que se desenvolve numa travessia de um esteiro da Ria de Aveiro, elevando a sua cota, como forma de salvaguardar a segurança de pessoas e bens ao procurar evitar o galgamento pelas águas da Ria que ali se verifica (sobretudo quando conjugados vários fenómenos climáticos extremos),sendo esta mais uma medida adaptativa a efetivar no âmbito da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas”.

Na reunião desta semana, a autarquia de Ílhavo confirmou a adjudicação da empreitada de Requalificação da Rua Dr. Samuel Maia, pelo valor de 74 mil euros. É a primeira obra do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano financiada no âmbito da candidatura a fundos comunitários do Portugal 2020 ao abrigo do contrato assinado em maio de 2016.

Esta intervenção visa estender ao trame restante da dita “Rua do Espinheiro” (como era conhecido este eixo contínuo constituído pelas Ruas João de Deus e Samuel Maia) o tipo de obra de requalificação que foi adotado para a parte já intervencionada ao abrigo da Regeneração Urbana do Centro Histórico de Ílhavo.

“Pretende-se, assim, retomar a adoção de um critério de redimensionamento da faixa de circulação automóvel e de condicionamento das zonas de estacionamento, beneficiando as faixas de circulação pedonal quer em termos dimensionais, quer na melhoria das condições de segurança passiva que lhes estão associadas”.