ESTGA quer chegar aos 850 alunos até 2020.

2015-04-14 11:30

Categoria: 

Concelho: 

A qualificação do corpo docente e o reforço da investigação com ligação à região e ao seu tecido económico são as prioridades mais imediatas de Gonçalo Paiva Dias que inicia novo mandato como diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA). Segundo afirmação do diretor, os novos modelos de ensino têm tido “uma excelente recetividade” da parte alunos, antigos alunos e empregadores. A criação de redes de investigação com as melhores universidades e a aposta na oferta formativa para alunos provenientes da CPLP e em inglês são sugeridas para tornar a UA ainda mais internacional.

Gonçalo Paiva Dias deu uma entrevista ao site da UA deixando o reforço da ligação à região e a qualificação do quadro docente como focos. “A primeira visa garantir a qualificação do corpo docente que permita a acreditação incondicional de todas as ofertas de licenciatura. Embora a ESTGA tenha já 63% de doutores ou especialistas, existem algumas áreas científicas que precisam de ser consolidadas e que são relevantes do ponto de vista da acreditação dos cursos. O reforço dos recursos humanos não docentes, nomeadamente para apoio à forte relação que temos com as empresas da região, merecerá também a nossa atenção. Em relação à segunda, a ideia é aproveitar a fortíssima relação existente com a região, com perto de 300 protocolos em vigor com empresas e outras entidades e perto de 250 estágios realizados anualmente, para desenvolver a investigação aplicada e a prestação de serviços, aproveitando também as oportunidades criadas pelo novo programa quadro da UE”.

Gonçalo Paiva Dias revela que a oferta formativa está em fase de ajustamento e vai acentuar a ligação à Região. “A partir do próximo ano letivo, a oferta de CET será completamente substituída pela nova oferta de CTeSP. Trata-se de cursos superiores de curta duração, com três semestres letivos e um semestre de estágio. A nova oferta foi especificamente preparada tendo em conta as necessidades e os desafios estratégicos da região, pelo que é natural que contribua para aprofundar a relação com essa mesma região”.

A ESTGA espera chegar no espaço de 4 anos aos 850 alunos.