Estarreja: Programa do 25 de Abril com exposição, concertos, debate e sessão solene.

2024-04-15 07:48

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja celebra Abril e as suas conquistas.

A sessão comemorativa da Assembleia Municipal, a exposição documental “Abril em Estarreja, 50 anos” ou a já tradicional Marcha 25 de Abril, são os eventos que marcam o dia da revolução dos cravos.

Até 25 de maio, todos são convocados a participar num programa diversificado, onde as mesas redondas se aliam aos concertos, os debates às exposições, e o cinema às oficinas.

Este sábado, dia 13, foi inaugurada a exposição “Títulos Proibidos e Censurados no Estado Novo”, na Biblioteca Municipal, que recebe ainda no dia 20, às 15h, a mesa redonda “Livros de Abril”.

Numa conversa conduzida por Maria de Lurdes Breu, uma das cinco primeiras presidentes de Câmara eleitas nas históricas eleições locais de 1976, os autores José Matos, Joana Tornada, José Eduardo Sanches Osório e João Céu Silva, falam sobre literatura e os factos históricos da revolução.O dia 24 de abril envolve a comunidade jovem com ações na Escola Secundária: Debate com o professor Rui Rufino sobre a liberdade de expressão (15h) e o café-concerto “Abril depois de Abril” (21h).

É ainda possível apreciar a exposição “Inverno antes de Abril”.

Destaque para a Assembleia Municipal Jovem que se realizará nos Paços do Concelho, das 9h30 às 17h, num dia inteiramente dedicado à aprendizagem, reflexão e ação sobre os 50 anos da Democracia.No dia 25 de Abril, os estarrejenses são convidados a participar na Marcha 25 de Abril, com início às 9h.

As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no Complexo de Desporto e Lazer, na Piscina de Avanca ou no GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja (Paços do Concelho).A Assembleia Municipal de Estarreja promove uma sessão comemorativa às 16h, nos Paços do Concelho, e a Casa da Cultura abre as portas às 18h para a inauguração da exposição documental “Abril em Estarreja, 50 anos”, revelando documentos do Arquivo Municipal e de coleções particulares.Baseado em factos reais, “Revolução sem sangue” é o filme em cartaz no Cine-Teatro de Estarreja na noite de sexta-feira, dia 26, com exibição às 21h30.

Já no dia 27, às 21h30, o pianista e compositor Júlio Resende apresenta “Fado Jazz – Filhos da Revolução” no Cine-Teatro de Estarreja (CTE). O espetáculo conta com um momento comovente e inédito: um dueto impossível com a dica do fado, Amália Rodrigues.

“Com que Direitos” é a oficina com Joana Simões Piedade onde, à volta de uma manta-jogo, se falará sobre Direitos das Crianças. Destinada a crianças dos 5 aos 12 anos e famílias, esta ação está agendada para 25 de maio, às 11h.