Estarreja: Município lança curso de formação profissional de Construção Naval.

2023-04-22 18:00

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Estarreja lançou um projeto de formação profissional que viu a luz do dia na segunda-feira, dia 17 de abril, no Centro de Interpretação da Construção Naval, em Pardilhó.

Já há 12 formandos a aprender, dando assim o seu contributo na renovada Ribeira d´Aldeia.

O curso de formação profissional de Construção Naval é promovido pelo Município de Estarreja em parceria com a FOR-MAR - Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar e com o Centro Qualifica de Estarreja - Agrupamento de Escolas de Estarreja.

A iniciativa surge da vontade e da necessidade de defesa da arte da construção naval, que atualmente é apenas praticada de forma regular por cinco mestres construtores e por um pintor de moliceiros, sedeados nos concelhos de Estarreja e Murtosa.

O carpinteiro Arménio Almeida aceitou o desafio do Município para integrar o corpo de formadores do curso, colocando o seu conhecimento como carpinteiro naval ao serviço das novas gerações, e assim garantindo a aprendizagem e continuidade desta arte tradicional.

O curso profissional visa incutir esta paixão nos formandos, contribuindo para preservar um património significativo para as gentes ligadas à Ria e representativo da proximidade à zona ribeirinha e da "ligação intrínseca à Ria de Aveiro e à construção naval", referiu Diamantino Sabina.

Para o autarca, ter pessoas interessadas em obter o conhecimento da arte e do saber-fazer é uma conquista. Mesmo que daqui não saiam futuros carpinteiros navais, a transmissão do conhecimento será assegurada e, quem sabe, este pode ser o embrião para outras navegações.

O curso é gratuito e tem duração de 400 horas (3 dias por semana).