Estarreja inicia as festas em honra de Santo António.

2022-06-03 08:25

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja inicia as festas em honra de Santo António.

Festas da Cidade e do Município de Estarreja com atividades de 3 a 13.

Mercado Antigo, Marchas Populares, Bandas em Festas, Jogos Tradicionais, Quadros Vivos, exposições e concertos com Monda, Tiago Bettencourt, João Pedro Pais, Anjos e as Bandas Filarmónicas Concelhias são algumas das propostas em destaque das Festas.

Estes dias de celebração arrancam com uma performance multidisciplinar “Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver no universo”, esta sexta, dia 3, com a participação dos Grupos Folclóricos e Etnográficos do Concelho de Estarreja e com orientação da Associação Terceira Pessoa, no palco do Cine-Teatro de Estarreja.

O fim de semana fica marcado pelo mercado antigo na Praça Francisco Barbosa.

Durante dois dias, recordam-se o pregão, a taberna típica, as vestes, a música tradicional, num rebuliço de feira popular carregado de emoções e de memórias, numa recriação do Mercado da Praça de Estarreja, que se realizava aos domingos.

Primeiro dia de mercado, sábado, com a exposição “Avivar Memórias, Identidade, Ofícios e Gente”.

Vai mostrar os rostos enrugados por trás dos ofícios em extinção no território.

A inauguração da exposição, que tem conceção e ideia original do Município de Estarreja e fotografia de Maria Pinto, está marcada para as 16h00, na Casa Municipal da Cultura.

Mais tarde, às 17h30, será inaugurada a exposição “Com Humildade te Homenageio”, com curadoria de Joakin Pereyra, no Átrio do Paços do Concelho.

Como é habitual, esta viagem ficará marcada também pelo “Desfile Etnográfico” protagonizado pelas coletividades, feirantes e o público em geral, com encenações que espelham o quotidiano de outros tempos.

E pela recriação dos “Quadros Vivos” com a participação do Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca, do Grupo Etnográfico "Danças D'Aldeia", do Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã" e do Rancho Folclórico "As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã".

O cartaz inclui as marchas e a sessão solene do feriado municipal, no dia 13, Dia de Santo António.

Nesse dia haverá eucaristia solene e procissão e desfile das três bandas filarmónicas do concelho (Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense).