Estarreja debate crescimento verde.

2015-05-21 08:07

Categoria: 

Concelho: 

Cerca de uma centena e meia de participantes assistem, esta quinta-feira, à Conferência “Estarreja 2020 - Crescimento Verde: um compromisso global na agenda local”. Neste momento de reflexão e debate alargado em torno do desenvolvimento social e económico que assegure, ao mesmo tempo, a preservação e potenciação dos ativos naturais, estarão presentes 11 oradores convidados.

António Veiga Simão, vice-presidente da CCDR Centro; Joaquim Batista, vice-presidente da CI da Região de Aveiro; Diamantino Sabina, Presidente da Câmara Municipal de Estarreja; Adriana Rodrigues, do Turismo Centro de Portugal; Luís Ferreira, da Agência Nacional de Inovação; Carlos Borrego, diretor do Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro; José Mendes, vice-reitor da Universidade do Minho; José Martino, CEO da Espaço Visual; António Alvarenga, Diretor do Departamento de Estratégia e Análise Económica da Agência Portuguesa do Ambiente; Pedro Gonçalves do Secretariado do PACOPAR (Painel Consultivo Comunitário do Programa de Atuação Responsável) e Adolfo Vidal, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja são os oradores desta jornada.

Em análise as estratégias integradas ao nível da administração pública local e regional e as apostas das entidades públicas que integrem esse desígnio de sustentabilidade; o estímulo à atividade económica; a eficiência de recursos (ex. cidades mais inteligentes e verdes) e exemplos de sustentabilidade.

Recorde-se que no primeiro painel sobre a aposta no crescimento verde e nas estratégias integradas de desenvolvimento, Diamantino Sabina irá desvendar as linhas mestras do “Plano Estratégico de Desenvolvimento - Estarreja 2025”.

Os trabalhos decorrem no Cine-Teatro Municipal. A sessão de abertura está marcada para as 10h, com a presença do Secretário de Estado de Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto. O Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, não irá estar presente na sessão de encerramento dos trabalhos, marcada para as 17h.