Estarreja com programa especial na prevenção dos maus-tratos na infância.

2019-04-03 10:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e o Município de Estarreja assinalam o mês da prevenção dos maus-tratos na infância com um conjunto de iniciativas tendo como mote o slogan “Serei o que me deres... que seja amor”.

A campanha Laço Azul começou quando uma avó norte-americana amarrou uma fita azul na antena do seu carro, de modo a demonstrar a sua dor face à violência doméstica de que eram alvo os seus netos.

O azul das lesões e das nódoas negras nos pequenos corpos serviria de lembrete constante para a sua luta na proteção das crianças. O movimento ganhou dimensão mundial.

Durante este mês, serão distribuídos laços azuis a toda a comunidade, com maior incidência em instituições e serviços públicos, e às escolas, em especial aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, juntamente com um “kit” de sensibilização, que será mais uma forma de alertar as famílias.

Estes laços foram executados com a colaboração das IPSS concelhias com respostas sociais na área dos Idosos.

Alguns edifícios municipais da cidade – Biblioteca e Cine-Teatro –, estarão iluminados com a cor azul, sensibilizando a população para esta problemática.

Esta sexta-feira, dia 5, às 18h30, na Biblioteca Municipal de Estarreja, irá falar-se de Internet Segura, numa sessão destinada aos pais, encarregados de educação e comunidade em geral, alertando para os perigos que podem estar atrás de um computador, tablet ou smartphone, uma vez que estes meios expõem cada vez mais as crianças a riscos e cyberbullying.

A conversa será orientada pela Secção de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário da GNR.

O Dia da Liberdade, representativo dos valores da igualdade, da fraternidade e justiça, foi o escolhido para a execução de um laço azul humano. Antes da partida da Marcha 25 de Abril, no Parque Municipal do Antuã, às 9h00, os participantes darão as mãos para desenharam um laço e, mais uma vez, lembrarem que as crianças têm direitos e que a sociedade tem responsabilidade na sua defesa.

Até 30 de abril é promovido o concurso de quadras dos Santos Populares “enQUADRA-te”. É lançado o desafio de reflexão sobre esta problemática de uma forma mais lúdica e pedagógica, através um concurso de quadras, para que seja possível intensificar esta campanha de sensibilização nas Festas de Santo António da Cidade e do Município de Estarreja.

No sábado à tarde foi inaugurada, na Casa da Cultura, a exposição "Para a construção do Museu de Causas", que reúne dezenas de obras de diversos pintores, escultores, desenhadores nacionais e estrangeiros sobre as mais diversas temáticas de intervenção social.

Estarreja associa-se desta forma à campanha nacional do Laço Azul. O objetivo é lembrar que cada um de nós tem a responsabilidade de proteger as nossas crianças e jovens.

“As crianças desenvolvem-se em diversos ambientes (social, cultural, familiar, físico e escolar) e carregam consigo para a vida todas as suas experiências e vivências, por isso o slogan “Serei o que me deres… que seja Amor”, explica a vereadora da Coesão Social da Câmara Municipal de Estarreja e presidente da CPCJ, Isabel Simões Pinto.