Estarreja: Centro Hospitalar celebra o lado "mais humano" do fim de vida.

2023-01-19 07:25

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja acolhe a sessão evocativa do 6º aniversário da Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar do Baixo Vouga que funciona no Hospital Visconde de Salreu.

Dia para a sessão informativa “Salvar Vidas em Cuidados Paliativos: mudança de paradigma”, com o intuito de provocar a reflexão sobre a qualidade de vida na doença crónica avançada.

Encontro esta quinta, às 17h00, na Biblioteca Municipal de Estarreja.

A equipa da Unidade dos Cuidados Paliativos do CHBV, juntamente com familiares e amigos de doentes que por ela passaram, vão partilhar estórias que, apesar de falarem do fim, “são bonitas e celebrativas da vida”.

Para esta sessão de partilha estão convidados todos quantos queiram participar, bastando para tal, proceder à sua inscrição através o email conversascomvida@gmail.com.

Inês Costa, Médica Especialista em Cuidados Paliativos, modera a sessão que conta com o testemunho “A vivência de uma pessoa significativa na Unidade de Cuidados Paliativos”, por Charlotte Oliveira, esposa de um doente que passou por esta unidade.

Há um orador convidado. Carlos Gomes é Professor Doutorado em Bioética e Medicina Narrativa.

A Unidade de Cuidados Paliativos do Centro Hospitalar do Baixo Vouga está sediada no Hospital Visconde Salreu, em Estarreja, desde janeiro de 2017, e durante estes seis anos acolheu 2 530 doentes, com idades compreendidas entre os 21 e os 105 anos.