Estarreja: Carnaval arranca esta noite com Orquestra Toc’Acordar.

2019-02-22 08:20

Categoria: 

Concelho: 

Os festejos do Carnaval de Estarreja arrancam esta sexta-feira à noite.

No Sítio do Carnaval ultimam-se os preparativos para a abertura. Entre orquestra comunitária e concerto especial dos clássicos do Carnaval (na sexta-feira), ensaio técnico, apresentação dos sambas-enredo e visita aos bastidores (no sábado), o primeiro fim-de-semana de folia termina com mais de 1650 crianças a desfilar no Carnaval Infantil (no domingo).

Na primeira noite de folia brilha o “ouro da casa”. O palco será da orquestra comunitária Toc’Acordar e do grupo de músicos estarrejenses que se juntou para “Contar a Cantar: Uma história de Carnaval”.

Caberá aos participantes nas oficinas de percussão criativa dar o toque de caixa para os festejos, esta sexta-feira.

Depois dos ensaios que tiveram lugar no último mês, a Orquestra Toc’Acordar sai para a rua com uma arruada, a partir das 22h, desde o Cine-Teatro e até ao Sítio do Carnaval, e dá um espetáculo no Multiusos, agora Espaço Folia, que promete contagiar com boa disposição todos os visitantes.

Feito o aquecimento, entra em palco a banda sonora do Carnaval. "Contar a Cantar - Uma História do Carnaval" vai revisitar o espólio de sambas originais invejável e o número considerável de temas originais e versões dos grupos de folia, num concerto que se pretende uma festa e celebração do carnaval estarrejense. Em palco, em estreia mundial, uma banda composta por músicos e foliões de Estarreja.

No sábado à tarde, realiza-se o ensaio técnico. As escolas de samba testam no percurso dos grandes corsos as suas coreografias e ritmos, a partir das 14h.

E à noite, às 23h30, no Espaço Folia, são apresentados os sambas-enredo. As baterias, que representam o coração dos desfiles das escolas de samba, têm a responsabilidade de revelar o samba enredo com que a sua escola se irá apresentar no desfile noturno e nos grandes corsos.

Para além dos grandes corsos de 3 e 5 de março (domingo e terça-feira de Carnaval), com a presença de mais de 1000 figurantes de 5 escolas de samba e 7 grupos de folia, a programação inclui atividades para todos os gostos.

Destaque para as Marchas Luminosas (27 fevereiro, quarta-feira), onde qualquer um pode entrar e desfilar, e o desfile noturno das escolas de samba (1 março, sexta-feira).

Tiago Nacarato e Orquestra Bamba Social (2 março, sábado) e Calema (4 março, segunda-feira) animam as noites da festa.