Estarreja avança para o abate preventivo de “árvores doentes”.

2022-02-16 07:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja avança para o abate preventivo de “árvores doentes”.

A autarquia esclarece que estudou as espécies e decidiu tomar medidas preventivas por “haver risco e perigo tecnicamente reconhecidos”.

A Câmara Municipal de Estarreja vai promover uma operação de manutenção e cuidado do parque arbóreo da Avenida Visconde de Salreu e da Praça Francisco Barbosa, tendo que proceder ao abate de 14 árvores e realizar podas de segurança diversas em 15 exemplares, com vista à melhoria da sua condição fitossanitária e estrutural.

A ação irá decorrer esta semana, nos dias 17, 18 e 21 de fevereiro, e terá implicações no trânsito e no estacionamento no centro da cidade, em especial na Avenida Visconde de Salreu.

Esta operação decorre da Avaliação Fitossanitária e de Risco executada por técnicos e especialistas da TREE PLUS, em estreita ligação com a UTAD – Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, em que foram avaliados 30 exemplares de árvores da espécie Tilia Tomentosa, com idades entre os 25 e os 65 anos, e feita a caracterização da condição fitossanitária e de segurança das árvores.

Num universo de 105 árvores existentes na praça e avenida principais da cidade, concluiu-se que 14 árvores estão doentes, com graves problemas estruturais (cavidades com podridão no tronco), havendo um risco de queda iminente.

Por estarem localizadas num local muito frequentado por peões e viaturas, colocando-os em perigo, é forçoso o seu abate.

“O abate de árvores é sempre a última opção da Câmara Municipal, contudo não se vislumbram possibilidades de recuperação destes exemplares perigosos e que põem em causa a segurança dos munícipes”.