Estarreja: Autarquia dá formação a IPSS, creches e lares sobre Covid-19.

2020-06-02 15:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja encerrou na sexta-feira um ciclo de formação e sensibilização sobre medidas preventivas e de redução do risco de transmissão da COVID-19, destinado a vários setores da sociedade, desde os comerciantes, IPSS, lares, creches e população em geral.

Com várias sessões on-line e presenciais, que tiveram lugar ao longo do mês, a iniciativa terminou com uma ação de formação para os profissionais dos jardins de infância da rede pública do concelho.

Fruto da estreita colaboração e articulação com as Entidades de Saúde Locais, a iniciativa conjunta do Município de Estarreja, Unidades Funcionais do Centro de Saúde de Estarreja e Centro Hospitalar do Baixo Vouga, contou com uma equipa de enfermeiros - Ângela Rodrigues (CHBV), Sandra Borges (UCC “Nós”), Carlos Lima (UCC “Nós”), Rafael Couto (USF Terras de Antuã) e Carla Barbosa (USP) - que ao longo de todo este processo transmitiram informação sobre os desafios que se colocam nesta nova normalidade.

“Sair mais fortalecidos e com mais ferramentas para poder lidar com as dificuldades desta nova realidade com que todos os dias nos deparamos”, foi o principal objetivo da iniciativa, afirma a Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Estarreja, Isabel Simões Pinto.

A ação surge do “trabalho conjunto que tem sido desenvolvido, com vista à prevenção do contágio e da propagação do Coronavírus na comunidade, cientes de que vivemos uma nova realidade e temos que aprender a “conviver” com o vírus durante um período mais prolongado do que o que todos desejaríamos”. 

É por isso, “fundamental apostar na prevenção e na permanente monitorização da situação pandémica, particularmente neste momento em que começamos a colocar em prática as medidas de desconfinamento”, considera a Vereadora da Ação Social.