Estarreja assinala Dia da Floresta Autóctone com plantação de espécies nativas.

2017-11-22 14:39

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja assinala o Dia da Floresta Autóctone.

Mais de 300 crianças aceitaram o desafio da Câmara Municipal de Estarreja e vão plantar espécies nativas de forma a sensibilizar para a importância desta floresta em comemoração do Dia da Floresta Autóctone (23 de novembro).

Os 311 alunos do ensino pré-escolar e do 1º ciclo das escolas Visconde de Salreu, Cabeças, Pinheiro, Congosta, Padre Donaciano e do Mato vão participar na plantação coletiva de 14 árvores, uma por cada turma, que terá lugar nas manhãs dos dias 23 e 24 de novembro, a partir das 9h30. Freixo, tulipeiro, gingo, aveleira, teixo, abeto e cedro serão as novas espécies que vão erguer-se este ano no Arboreto do Antuã (Parque Municipal do Antuã) e no BioRia em Salreu.

As comemorações do Dia da Floresta Autóctone incluem outras ações pedagógicas. Em todas as escolas do concelho, o dia será assinalado com a distribuição do cartão de cidadão da espécie Aveleira pelos alunos e professores. Em formato de marcador de livro, esta ferramenta do projeto «O Ouriço», que vai já na sua 9ª edição, pretende dar a conhecer, todos os anos, uma espécie autóctone.

No BioRia, em Salreu, os alunos terão ainda a oportunidade de fazer um passeio em carro elétrico e perceber a importância de controlar o típico desenvolvimento rápido de espécies infestantes exóticas após a ocorrência de incêndios, que no passado mês de outubro atingiram o percurso de Salreu.