Estaleiro do Monte Branco deu início à construção de um novo moliceiro.

2022-10-23 12:28

Categoria: 

Concelho: 

O estaleiro do Monte Branco, na Torreira, deu início à construção de um novo moliceiro.

Mestre José Rito iniciou, por estes dias, a construção de um novo barco moliceiro tradicional no Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, um minucioso trabalho pode ser apreciado, gratuitamente, por todos aqueles que visitem este espaço identitário Murtoseiro.

O barco destina-se à navegação, à vela, em ria aberta, possuindo todas as caraterísticas do moliceiro tradicional e irá guarnecer o contingente regional destas embarcações.

Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro está a promover junto da Direção-Geral do Património Cultural a inscrição do barco moliceiro e da construção naval no inventário nacional de património cultural imaterial, que se constituirá como um passo fundamental para a candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.

Estaleiro-Museu do Monte Branco, na Torreira, Município da Murtosa, constitui-se com um espaço referencial na divulgação, valorização e preservação das artes de construção de embarcações tradicionais, em particular do ícone da Ria de Aveiro.

Trata-se de um espaço museológico municipal, cujo projeto de arquitetura foi desenvolvido pelo Arquiteto Murtoseiro João Ruela, e pode ser visitado gratuitamente, de terça a domingo, das 14H00 às 19H00.