Estação Científica de Ílhavo comemora aniversário.

2023-01-05 11:21

Categoria: 

Concelho: 

O Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo comemora o 3º aniversário com programação especial no mês de Janeiro.

Sob o mote “3 anos, 3 momentos”, a festa começa no dia de aniversário, 13 de janeiro, sexta-feira, às 21h30, com um “Brinde à Ciência” e ao Estaleiro.

Os visitantes terão oportunidade de conhecer todas as salas do Estaleiro sendo que terão várias estações com atividades expostas, de rápida execução ou exemplos de construções já feitas no Estaleiro.

Na última sala, a Messe, poderão criar o seu próprio cocktail de sumos utilizando técnicas de gastronomia molecular.

Na manhã de sábado, 14 de janeiro, haverá atividades para as famílias com “Lego® em família”.

A primeira sessão, das 10h às 11h, destina-se a crianças a partir dos 6 anos. A segunda sessão, das 11h30 às 12h30, será para crianças a partir dos 10 anos.

No terceiro e último momento, que será de pausa letiva para muitas crianças e jovens, haverá “Jogos para todos”, no dia 30, e “Experiências eletrizantes”, no dia 31.

Ambas as atividades decorrerão das 15h às 16h30 e destinam-se a crianças a partir dos 6 anos.

O Estaleiro é um espaço municipal dedicado à ciência e à tecnologia, que alia também o contacto com a cultura, o património e a identidade local, associando a longa tradição marítima da pesca de Bacalhau, o Pão de Vale de Ílhavo e a cerâmica da Vista Alegre às competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.

Quatro espaços com dinâmicas diferenciadas (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte) proporcionam experiências de robótica, de gastronomia de bordo, de cozinha molecular ou, mesmo, de produção de bioplásticos.

O Estaleiro tem como principal objetivo a "promoção da ciência", permitindo o "desenvolvimento da literacia científica e do pensamento computacional", despertando o interesse pelos "fenómenos que nos rodeiam através de atividades de cariz prático nas áreas das ciências, robótica e programação".