“Esta pandemia tem dado aso a esquemas fraudulentos" - Tânia Vieira (Deco)

2020-03-31 09:59

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Deco alerta para a existência de um tempo fértil em “esquemas” que podem colocar em causa os consumidores.

Tânia Vieira, jurista da DECO, declarou à Terra Nova que a entrega de dados ou a simples abordagem porta a porta devem merecer muita atenção.

“A pandemia é terreno fértil para campanhas. Nas mensagens é solicitado ao consumidor que entre numa página que solicita dados pessoais. Este pedido tem como objetivo obter informação pessoal. É o phishing. Aconteceu vários consumidores receberem mensagens de cadeias de supermercados a dizer que os consumidores tinham ganho prémios. Há que verificar. Tudo isto são esquemas aos quais devemos ter atenção. É uma questão de cibersegurança”.

A jurista recomenda precaução e ações preventivas ao nível da cibersegurança.

“Manter o software atualizado, fazer backups, ativar antivírus e não responder a mails que consideremos duvidosos. Não deve aceder a páginas através de links enviados”.

Tânia Vieira revela que estes tempos conturbados em que o isolamento social é palavra de ordem abrem porta a um novo tipo de riscos sobretudo para idosos.

“Esta pandemia tem dado aso a esquemas fraudulentos com abordagens porta a porta de intuito malicioso. Os consumidores idosos devem ter cuidado.