Está aí o 'Fest Cordel'. 'Arte da Palavra' passou hoje pela UA.

2018-02-27 14:52

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Universidade de Aveiro (UA) é palco da exibição da "arte da palavra" de alguns dos maiores poetas e "repentistas populares" da atualidade de Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos.

O programa do 'FESTCORDEL' passou pelo Departamento de Línguas e Culturas com o lançamento de um livro alusivo ao tema. Os autores da região que fizeram história, continuam vivos pela obra que deixaram e o académico Abreu Freire lamenta apenas que não haja mais investigação em torno deste tema. (com áudio)

'Descante', 'Desgarrada' e 'Desafio' são formas populares de "cantar mensagens". Augusto Canário, conhecido pela presença em festas populares com o acordeão, foi à Universidade defender que a cultura popular é de todos, mesmo dos eruditos. "É de todos, dos mais e dos menos letrados. Muitos letrados que conheço que se deslocam aos meus espetáculos, às romarias, não para verem a procissão mas para se divertirem com as desgarradas".

O Festival de Cordel continua até ao final da semana. O 'Fest Cordel' anima os Concelhos da Murtosa, Estarreja, Albergaria-a-Velha e Aveiro.