Espetáculo “O Mundo de Sophia” no auditório da Reitoria.

2019-12-13 08:50

Categoria: 

Concelho: 

“O Mundo de Sophia”, com a Lisbon Poetry Orchestra e a participação especial do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), espetáculo num formato próximo do “poema/canção”, convida o público ao imaginário único da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

O espetáculo, de entrada gratuita, está agendado para esta sexta, 13 de dezembro, às 21h30, no auditório Renato Araújo, na Reitoria.

Sophia de Mello Breyner foi distinguida com o Doutoramento Honoris Causa da UA, em 1998, durante a cerimónia comemorativa dos 25 anos desta instituição.

“O Mundo de Sophia”, com a chancela da Comissão das Comemorações do Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen, proporciona uma viagem pela obra da poetisa e autora, utilizando para tal a sua poesia, textos e excertos da sua obra no campo da ficção e ainda excertos de entrevistas ou textos de opinião daqueles que com ela privaram.

Os poemas que a Lisbon Poetry Orchestra seleciona para este espetáculo atravessam diferentes fases da vida da autora, há um fio condutor que parte dos acontecimentos mais marcantes da sua vida e que de uma forma cronológica estruturam todo o concerto: Infância e Juventude; Lisboa; o Mar e as Viagens: Algarve, Grécia, Brasil; a Revolução.

O espetáculo assume um formato multimédia usando a imagem como complemento da palavra dita e da música, que, num formato próximo do “poema/canção”, convida o público ao imaginário único da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.

A matéria prima dos espetáculos da Lisbon Poetry Orchestra é a poesia. Trata-se de um coletivo multidisciplinar formado por um núcleo de quatro músicos a que se juntaram quatro vozes e que convidam outros artistas para celebrar e interpretar a poesia numa viagem verdadeiramente única à descoberta e reinvenção da palavra dita.

Este coletivo é constituído pelos músicos Alex Cortez e Filipe Valentim (conhecidos como membros dos Radio Macau), Luís Bastos (membros da Kumpania Algazarra), Tiago Inuit (que tem acompanhado Fausto).

E pelas vozes de André Gago (ator), Miguel Borges (ator), Nuno Miguel Guedes (jornalista, letrista) e Paula Cortes (poeta).

Ao longo da sua ainda curta existência, a Lisbon Poetry Orchestra tem vindo a realizar espetáculos que partem de um tema ou de uma obra para levar ao público uma forma diferente de praticar poesia.

“Aproximamo-nos do toque azul dos seus poemas e saímos de lá como se nos nascessem duas asas abertas nas costas”, escrevia Isabel Cristina Rodrigues, professora do Departamento de Línguas e Culturas da UA, num texto sobre a poetisa publicado na revista Linhas nº31.

Este espetáculo da Lisbon Poetry Orchestra conta com a participação especial de músicos e de artistas multimédia do DeCA/UA.