Especialista mundial em doenças neurodegenerativas apresenta livro sobre Alzheimer na Universidade de Aveiro.

2021-12-13 12:58

Categoria: 

Concelho: 

Bruno Dubois, renomado especialista francês no domínio da doença de Alzheimer e doenças aparentadas, apresenta o seu último livro “Alzheimer: A verdade sobre a doença do século", cuja publicação em Portugal teve o patrocínio do Instituto de Biomedicina da Universidade de Aveiro, através do projecto Medisis, financiado pela CCDRC e pelo programa Centro2020. Nesse âmbito, Bruno Dubois proferirá a conferência “Envelhecimento e Doença de Alzheimer”, às 14h30, no Edifício Central e da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Traduzido pela doutora Katia Andrade, neurologista, investigadora em neurociências e colaboradora do Professor Dubois, em Paris, este livro, publicado em abril deste ano, com a chancela da Guerra & Paz editores, faz parte do Plano Nacional de Leitura. A obra desfaz mitos e preconceitos sobre a doença de Alzheimer, “que todos temem, mas poucos conhecem“, e descreve os progressos realizados nas últimas duas décadas para o diagnóstico precoce e uma melhor compreensão desta devastadora doença neurodegenerativa, associada à idade, bem como para a implementação de políticas de gestão da doença e prestação de cuidados aos doentes que dela sofrem.

A cerimónia, organizada pelo Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance (CAC-EMHA), conta com as intervenções do Reitor da Universidade de Aveiro, Professor Paulo Jorge Ferreira; da tradutora da obra, Doutora Katia Andrade; do autor do livro, Professor Bruno Dubois, e do Presidente do CAC-EMHA, Professor Artur Silva, encerrando com uma sessão de autógrafos.

Escrito numa linguagem acessível a todos, “Alzheimer: A verdade sobre a doença do século" convida o leitor a fazer uma viagem sem tabus sobre os desafios sociais, económicos e políticos, que esta doença coloca às comunidades científicas e clínicas e aos formuladores das políticas públicas.

Com este livro, o autor ajuda-nos a compreender a necessidade urgente de existirem centros de referência para o diagnóstico e tratamento desta doença, a importância do estatuto do cuidador, e o papel do Estado na prestação de cuidados aos doentes de Alzheimer. Apesar de ser um documento intenso sobre uma doença assustadora que impacta fortemente a qualidade de vida dos doentes e cuidadores, transmite também a ideia de que o tratamento e a cura serão possíveis num futuro próximo.

Bruno Dubois é professor de Neurologia na Sorbonne Université, em Paris, e neurologista no Hospital Pitié-Salpêtrière, que é também conhecido como o berço da neurologia com o lendário Jean-Martin Charcot. Em 2010, o Professor Dubois fundou o Institut de la Mémoire et de la Maladie d Alzheimer (IM2A) neste mesmo hospital, dirigindo ainda uma Unidade de investigação INSERM no Institut du Cerveau et de la Moelle épinière. Considerado um dos maiores especialistas do mundo no domínio das doenças neurodegenerativas, o seu contributo revelou-se essencial para a nova definição da doença de Alzheimer.