Especialista defende ensino em função das pessoas e não de sistemas.

2022-06-23 14:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

José Matias Alves, Professor Associado da Faculdade de Educação e Psicologia, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, defende que mais do que os sistemas, o ensino deve pensar em função das pessoas.

Mensagem que fica da 3ª edição do ciclo de entrevistas “Questões de Educação”, ciclo criado no âmbito do 25º aniversário do Colégio Português, e que juntou figuras do setor da educação na Universidade de Aveiro.

“Eu coloco em primeiro lugar as pessoas. Eu coloco o mundo das pessoas acima do mundo dos sistemas. O meu primeiro critério analítico é garantir que as pessoas são bem servidas, seja diretamente pelo Estado, seja por outras entidades, mas o papel de zelador da qualidade universal da educação tem de ser garantido pelo Estado”.

Acrescenta ainda a sua opinião vincada de que “o Estado deverá garantir que a Instituição tem de prestar um bom serviço público porque a educação só pode ter um interesse público. O interesse público tem de predominar sobre todos os interesses! O interesse público tem de prevalecer e o Estado é que tem de o garantir". (com áudio)

As entrevistas regressam no início do próximo ano letivo, em setembro, outubro e novembro.