Escuteiros: Dia de São Jorge assinalado na Região de Aveiro.

2021-04-26 16:14

Categoria: 

Concelho: 

Foi no passado domingo, dia 25 de Abril, que a Paróquia da Palhaça recebeu mais de 1000 participantes naquela que foi a atividade maior do ano escutista - o Dia de São Jorge.

Este ano em moldes significativamente diferentes o Agrupamento de Escuteiros 970 de S. Pedro da Palhaça, por ocasião do seu 30.º aniversário, "tomou as rédeas da organização" deste dia para toda a Diocese de Aveiro.

Foi uma atividade desenvolvida em parceria com a Junta Regional de Aveiro e que contou com o apoio da Junta de Freguesia da Palhaça, Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e também do Município de Vagos.

"Num ambiente completamente diferente os escuteiros da Região de Aveiro, após a oração inicial e abertura desta grande atividade deram o arranque ao Grande Jogo que neste ano e dado o momento que travessamos, foi jogado em modo digital. Cada uma das 78 equipas em diversas 'salas virtuais' atravessaram um conjunto de desafios e descobertas propostas pela organização deste São Jorge".

Do conhecimento da Vila da Palhaça e também do Concelho de Oliveira do Bairro à atividade feita nos últimos anos pelo Agrupamento 970 e também um pouco pelo escutismo na Região de Aveiro, Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros foram completando um a um os 14 jogos apresentados.

Em simultâneo o Canal de Youtube da Diocese de Aveiro apresentava uma série de testemunhos de Escuteiros e antigos Escuteiros, sobre o que significava para si o Dia de São Jorge.

Da parte da tarde, já em modo presencial, contando com uma representação de cada Agrupamento, foi apresentada uma pequena encenação relativa à chega da Rainha D. Maria, à qual se seguiu a Eucaristia presidida por D. António Moiteiro, Bispo de Aveiro.

A chuva intensa que caiu durante o dia não permitiu que a Eucaristia e Sessão de Encerramento decorresse no Centro Escutista Padre Horácio Cura.

Após a celebração Eucarística, houve a oportunidade de ouvir o Chefe de Agrupamento Mário Braga, Chefe Regional José Carlos Santos, Presidente da Junta de Freguesia da Palhaça Manuel Augusto Martins e Duarte Novo Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro.

De destacar que um dos momentos altos foi a oferta, do Agrp. de Escuteiros da Palhaça à Junta Regional de Aveiro, de uma escultura de São Jorge em madeira

Foi também neste momento que se procedeu à entrega dos Prémios aos vencedores do Grande Jogo realizado no período da manhã.

Atentos às normas impostas pelas autoridades de saúde o número de participantes no modo presencial foi reduzido, no entanto, e à semelhança do período da manhã, os elementos que não tiveram oportunidade de estar presentes puderam acompanhar através do canal de Youtube da Diocese de Aveiro.