Escoteiros de Aveiro lança projeto de promoção da biodiversidade.

2021-11-24 07:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Grupo de Escoteiros de Aveiro está a desenvolver um projeto de promoção da biodiversidade, centrado na plantação de arbustos, criação de hotéis para insetos e de um viveiro para arbustos e plantas melíferas.

Para assinalar o dia da floresta autóctone, foi plantada uma centena de arbustos de alecrim no Parque Ambiental do Forno Romano de Eixo e já foi instalado e inaugurado um hotel para insetos.

A redução de alimento para as abelhas é um fator considerado muito importante no declínio das suas populações a nível global e os escoteiros quiseram dar contributo para travar essa perda com o projeto “Bee a Guardian”.

Os Escoteiros vão contribuir com a plantação de uma variedade de arbustos e plantas melíferas, que florescem durante quase todo o ano.

Construíram “Hotéis para insetos” que são pequenas construções que atraem insetos polinizadores como borboletas, joaninhas e abelhas solitárias.

E apostam na criação de um viveiro para arbustos e plantas melíferas, que possa servir para o posterior provimento do Parque Ambiental do Forno Romano de Eixo.

A iniciativa, mais que simbólica, visa também sensibilizar a sociedade para o problema, promovendo práticas mais ecológicas e amigas dos insetos.

Este projeto que está a ser desenvolvido pelos Escoteiros de Aveiro com o apoio da Junta de Freguesia de Eixo, Eirol, proprietária do Parque Ambiental do Forno Romano de Eixo e beneficia ainda do suporte científico e didático do Ciência Viva.

A importância das abelhas nos ecossistemas tem a ver maioritariamente com o seu papel polinizador.

Através da polinização, as abelhas são vitais para o crescimento de vários habitats, como a floresta mediterrânica em Portugal, assumindo papel crucial na biodiversidade dos ecossistemas mas estão em risco.

Os números de insetos, incluindo insetos polinizadores como as abelhas, estão a diminuir drasticamente a nível global e este declínio pode ter consequências drásticas.