Escolas Profissionais retomam estágios em ambiente industrial.

2021-03-08 07:42

Categoria: 

Concelho: 

As escolas do ensino profissional e os estabelecimentos com cursos profisisonais retomam os estágios presenciais e o ensino dual com presença em unidades industriais.

O exemplo chega da Nestlé que recebe nas suas fábricas e centros de distribuição, em Avanca e no Porto, 12 alunos da Escola Profissional de Aveiro, para um percurso de formação de 3 anos, em formato de ensino dual que lhes dará equivalência ao 12º ano de escolaridade.

O percurso começou no dia 1 de março, com um acolhimento aos alunos envolvidos.

Rodrigo Bernardino, Diretor da fábrica Nestlé Avanca, fala num dia importante para todos.

“É a segunda vez que fazemos este tipo de trabalho com a Escola. É uma oportunidade que a Nestlé dá a estes alunos para desenvolverem e colocarem em prática as matérias que estão a aprender. É também uma oportunidade para conhecermos novos talentos.”

Já Rita Moreira, HR Manager das fábricas e centros de distribuição de Avanca e Porto, salienta o alinhamento desta estratégia de ensino com o propósito/valores da Nestlé.

“Desta forma é possível contribuir para capacitação e formação dos jovens, mas também para a nossa comunidade. Está em linha com os nossos valores de respeito, garantindo que temos um futuro mais sustentável, contribuindo para a qualidade de vida de todos”.

Esta já não é a primeira vez que a Escola Profissional de Aveiro e a Nestlé desenvolvem este projeto de ensino dual e que conta com alunos das áreas de Eletrónica, Automação e Comando, Eletrónica e Telecomunicações, Instalações Elétricas e Manutenção Industrial, áreas nas quais o contexto destas fábricas e centros é muito proficiente.

João Tavares, Diretor para a Educação e Formação da EPA, refere que “é fundamental para a Escola esta participação das Entidades de Acolhimento na formação dos alunos e, em particular, este exemplo maior de parceria com a Nestlé. Estamos a falar da formação de profissionais, jovens com qualificação profissional de nível 4, no final do cumprimento da escolaridade obrigatória. Por isso é muito importante que possam pôr as mãos na massa no contexto real de trabalho.”

É um diz feliz para os alunos selecionados.

William Monteiro, aluno da Escola Profissional de Aveiro fala “numa grande oportunidade de crescermos e mostrarmos o melhor de nós. Vamos aprender com os melhores profissionais que nos vão permitir desenvolver novas competências”.

“Uma união de esforços entre estas duas entidades, que pretendem desenvolver um processo de qualificação profissional mais próximo das pessoas e das suas necessidades, contribuindo para o desenvolvimento social e económico da região de Aveiro”, conclui a escola.