Escolas do distrito de Aveiro recolhem mais de 21 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos.

2021-01-15 10:55

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O distrito de Aveiro recolheu mais de 21 toneladas de resíduos elétricos e eletrónicos na 12ª edição da geração depositrão com a Escola Secundária de Adolfo Portela a liderar o top distrital.

Em funcionamento consecutivo há 13 anos, esta campanha é fruto de uma parceria entre a ERP Portugal, Entidade Gestora de Resíduos, e o Programa Eco-Escolas (ABAE) com o objetivo de estimular a entrega de destes resíduos nas escolas e entidades parceiras, garantindo o seu tratamento, descontaminação e reciclagem.

No ano letivo 2019/2020, as escolas e entidades portuguesas que participaram nesta edição da Geração Depositrão recolheram cerca de 385 toneladas de REEE e 15 toneladas de RP&A, fechando o programa com a recolha de cerca de 400 toneladas, considerando um total de 427 pontos de recolha, que participaram, em todo o país, o que se traduz no peso médio de recolha equivalente a mais de 900 kg.

Anualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais 420 mil alunos e cerca 42 mil professores de todos os níveis de Ensino.

O distrito de Aveiro foi responsável pela recolha de mais de 21 toneladas de REEE e pilhas, destacando-se a ação da Escola Secundária de Adolfo Portela.

Este estabelecimento de ensino de Águeda somou mais de 3 toneladas de resíduos, contribuindo fortemente para a representatividade da região a nível nacional.

No top 3 do distrito encontramos, também, a Escola Básica de Loureiro e EB23 de Escariz, ambas com mais de 2 toneladas de resíduos recolhidos.

Filipa Moita, responsável de Comunicação da ERP Portugal, adianta que “Estes resultados superaram totalmente as nossas expectativas pois estiveram muito próximos de anos que atingimos recordes de recolhas. Fica patente que a pandemia, apesar de trazer constrangimentos a toda a cadeia de valor e processos numa iniciativa deste âmbito, em nada travou o trabalho exaustivo e a missão ambiental encetada por todos os envolvidos. As escolas são, de facto, agentes participativos e dinamizadores de comportamentos sustentáveis, já enraizados em muitas regiões de Portugal. Grande número de escolas já participa neste desafio há vários anos, mantendo e reforçando hábitos e comportamentos. Parabéns!”