Escolas de Aveiro concluem primeira fase do projeto da ASPEA "Vamos Cuidar do Planeta".

2021-07-24 07:49

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O projeto piloto da rede «Vamos Cuidar do Planeta» chega ao fim do ciclo de dois anos, deixando desafios para alargamento a mais escolas a nível nacional, abrindo em setembro novas inscrições.

Há escolas de Aveiro envolvidas neste projeto de educação ambiental.

Ao longo de dois anos de vigência, este projeto formou 180 professores e 3 800 alunos, contou com 17 Conferências Escolares, quatro Conferências Regionais e uma Conferência Nacional.

Contou igualmente com a participação de 20 municípios e 10 parcerias diretas com o projeto.

Os trabalhos desenvolvidos pelos jovens no seguimento dos dois anos de preparação e formação, que teve o seu ponto alto na Conferência Nacional de Jovens da qual resultou a Carta de Corresponsabilização dos Jovens e Manifesto Político, começam agora a apresentar os primeiros resultados.

A participação das escolhas do concelho de Aveiro acentua questões locais.

O projeto de resolução já apresentado pela deputada não inscrita Joacine Katar Moreira, que visa conseguir um reforço dos incentivos à aquisição de velocípedes com ou sem assistência elétrica para deslocações urbanas e suburbanas é um dos sinais desse esforço de participação dos alunos.

Mas há ainda a receção da Carta de Corresponsabilização dos Jovens e Manifesto Político pelo PAN, na Assembleia da República que permitiu a apresentação dos projetos das escolas que estiveram presentes.

Alem destas ações, o documento chegou ao gabinete do Presidente da Assembleia da República que o fez chegar aos Grupos Parlamentares e aos deputados.

O presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, admite que “os primeiros resultados que o trabalho destes jovens começa a apresentar é um reforço positivo, para que eles possam continuar motivados e empenhados nas suas preocupações ambientais, e na sua luta por encontrar soluções”.

O dirigente associativo pretende, agora, dar mais um salto ao nível das participações com mobilização de mais escolas e espera que os programas autárquicos possam responder a muitas das questões apresentadas pelos jovens.

Participaram a Escola Básica de Eixo, Escola Básica Castro Matoso e Escola Básica João Afonso de Aveiro.