Escola Secundária de Estarreja é finalista em Concurso Internacional da Fundação “La Caixa”.

2019-04-26 11:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Secundária de Estarreja é finalista em Concurso Internacional da Fundação “La Caixa”.

O projeto da Escola Secundária de Estarreja está entre as 35 melhores ideias apresentadas das 1238 que chegaram dos quatro cantos do mundo.

Arriscaram, participaram e venceram. Um grupo de jovens estudantes da Escola Secundária de Estarreja concorreu ao Concurso Desafio Empreende 2019, no âmbito do Programa Jovens Empreendedores da Fundação “La Caixa”. De 8 a 11 de maio, terão a oportunidade única de participarem no “Campus Desafio Empreende” em Barcelona.

Durante quatro dias, os alunos que desenvolveram o projeto “NEPTUNO SPEAKER” - Boia de salvamento aquático (inteligente), e os professores vão participar em diversos ateliês de formação para melhorar os projetos e as competências empreendedoras.

Agostinho Silva, Carlos Teixeira, Inês Cruz e Maria Castillo, do Curso Profissional Técnico de Gestão, e sob a orientação dos professores Rosário Santos, Cristina Ribeiro, Paulo Almeida e do coordenador do projeto, Nuno Branco, criaram “uma boia “inteligente” que vai provocar mudanças no salvamento aquático mundial”.

Este trabalho foi desenvolvido em parceria com da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda, da Universidade de Aveiro, e revelou-se um desafio aliciante e de grande exigência para os alunos.

“Praticado numa interação do saber técnico-científico assente numa abordagem exploratória e investigativa, através da metodologia proposta pela “EDU CAIXA” Fundação “la Caixa”, procurando a legitimação de uma tendência de trabalho na ESE, CULTURA MAKER, processo de aprendizagem em STEM (Science, Technology, Engineering and Math)”, explica a professora Rosário Santos.

João Alegria, Vereador da Educação, salienta que “a participação do projeto dos alunos da Escola Secundária de Estarreja em Barcelona, nesta fase do Concurso Internacional, é, para além de um prémio bem merecido, um motivo de orgulho muito grande pelo excelente trabalho desenvolvido na área do empreendedorismo. O reconhecimento do mérito é também um incentivo para que a cultura de inovação e diferenciadora no desenvolvimento das competências nos nossos jovens, iniciada há anos continue a fazer caminho.“

As cinco melhores equipas do “Campus Desafio Empreende” viajarão a San Francisco para uma estadia de formação de 10 dias, de 9 a 18 de julho, durante a qual penetrarão no ecossistema tecno empresarial de Silicon Valley.