Escola de São Bernardo vai inaugurar oficina para reparar bicicletas.

2023-05-24 07:40

Categoria: 

Concelho: 

As bicicletas no centro da celebração da semana do agrupamento de escolas José Estêvão.

Na sexta, dia 26 de maio, às 17h00, na EB n.º2 de São Bernardo, dá-se a inauguração de um novo espaço e conceito de promoção, a vários níveis, em torno da bicicleta e da mobilidade suave, em ambientes de co-criação, baseados na criatividade e na inovação com o “AEJE by Bike”.

Foram criados e irão ser desenvolvidos 2 conceitos e espaços: uma oficina para arranjo de bicicletas, apoio técnico e troca de experiências e um espaço de trabalho e partilha de interesses pela bicicleta (palestras, exposições, prevenção rodoviária e concursos).

“Ambicionamos promover hábitos de mobilidade sustentável, fomentar o uso da bicicleta e a educação rodoviária, através deste espaço de experimentação, inovação e empreendedorismo relacionado com a bicicleta”.

Depois de uma experiência na Gafanha da Nazaré, na escola secundária, o conceito começa a multiplicar-se noutras escolas.

Este será um projeto que coloca o aluno como principal protagonista no processo e que envolverá a comunidade educativa (autarquias, associação de pais, UA e empresas).

“Pretendemos que o AEJE by BIKE possa potenciar um ambiente educativo inovador, como espaço privilegiado de interdisciplinaridade e no aprender fazendo”, explica a direção do agrupamento.

O investimento financeiro rondou os 2000 € e teve o apoio da CMA através da candidatura à iniciativa “Uma Ideia, um Projeto, uma Ação”.