Escola da Glória vence concurso “Vamos Brincar na Escola”.

2018-05-28 14:03

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Básica da Glória, em Aveiro, venceu o concurso “Vamos Brincar na Escola” da IKEA.

“Direito a Brincar” é o projeto vencedor do concurso “Vamos Brincar na Escola”, lançado em novembro de 2017 pela IKEA Portugal, em parceria com o Ministério da Educação.

Apresentado pela Escola Básica da Glória, em Aveiro, este projeto vai permitir às 198 crianças do primeiro ciclo brincar mais e melhor no seu dia a dia. E deverá estar concluído no início do próximo ano letivo.

Para concretizar o projeto “Direito a Brincar”, a IKEA Portugal vai doar o valor de 12 mil euros correspondente às vendas totais da coleção limitada SAGOSKATT, desenvolvida a partir do passatempo “Pequenos Designers IKEA” em cocriação com crianças de todo o mundo.

“Recebemos muito boas candidaturas neste concurso e percebemos que a importância do brincar é valorizada nas comunidades escolares, que estão atentas ao tema. O projeto da Escola da Glória destacou-se pela criação de espaços e soluções de brincadeira espontânea, que também podem ser potenciados para as AECs. Ao mesmo tempo, o projeto envolve diferentes agentes na escola e instituições na comunidade de Aveiro, com grande potencial de sustentabilidade” explica Cláudia Domingues, responsável de comunicação e sustentabilidade da IKEA Portugal.

“Com este novo ambiente escolar, pretendemos colocar em evidência a verdadeira socialização, mobilizadora do desenvolvimento integral de cada criança. Um espaço de recreio suportado por agradáveis e recreativos momentos de brincadeira e ao mesmo tempo despertar nos educandos, a sensibilização para atitudes de diálogo e partilha que gerem uma geração mais capaz, cautelosa, saudável e feliz consigo e com os outros.” comenta Carlos Simões, coordenador da Escola Básica da Glória.

A Escola Básica do 1º Ciclo da Glória, junto ao estacionamento da praça Marquês de Pombal, pertence ao Agrupamento de Escolas de Aveiro e é frequentada por 198 alunos, do primeiro ao quarto anos. Do número total de alunos, cerca de 102 crianças participam nas atividades de enriquecimento curricular dinamizadas.